A3 BLOG

Como se dar bem em uma entrevista de emprego

Publicado em 06/05/2019

A entrevista é um dos passos mais importantes para conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. Porém, a ansiedade, a falta de experiência e o nervosismo podem transformar essa oportunidade em um verdadeiro pesadelo. Para não correr o risco de “meter os pés pelas mãos”, o mais indicado é se preparar com antecedência. Antes de tudo, o candidato precisa ter em mente que o recrutador avaliará atitudes, respostas, comportamento, habilidades, postura e apresentação.

Algumas entrevistas podem se limitar a uma conversa informal ou com perguntas estruturadas, mas pode ocorrer a utilização de outras ferramentas como testes psicológicos, dinâmicas em grupo e até perguntas desconcertantes como, por exemplo:

Por que foi desligado do emprego anterior?
Por que existe uma lacuna no seu currículo?
Como você lida com pressão ou conflitos?
Como reage às críticas?

Por isso, é essencial revisar seu currículo, conhecer os pontos pessoais fortes e de melhoria, pesquisar sobre os quesitos da vaga e, se possível, a cultura da empresa (missão, visão e valores), o que pode ser encontrado no site da organização. Quando isso não for possível, procure se informar sobre o segmento da empresa.

Para não ser pego desprevenido, tente simular, de preferência por meio de gravação de áudio ou até mesmo de vídeo, alguns tópicos da conversa com antecedência. É óbvio que é difícil prever o que o entrevistador irá perguntar, mas o treino pode auxiliar no processo de avaliação da postura e da coerência nas respostas. Mas seja verdadeiro! Não tente simular quem não é.

Esteja preparado para perguntas como:

Do que mais se orgulha?
Onde você se vê daqui cinco anos?
Qual é o emprego dos seus sonhos?
Qual a sua pretensão salarial?
Como ficou sabendo da vaga?
Por que deseja trabalhar nessa empresa?
Por que devemos te contratar?
Qual é o seu diferencial?

Na hora de responder, evite falar mal do emprego anterior, mentir, se autoelogiar, dar respostas vagas e usar gírias ou humor desnecessário. Para contar sua história e conquistas de maneira mais estruturada, utilize o método STAR (ou seja: descreva Situação, Tarefa, Ações e Resultado). Vale frisar que entre as principais características observadas na entrevista de emprego estão a seriedade e o profissionalismo.

Neste aspecto, é sempre bom lembrar que você terá um curto espaço de tempo para se apresentar e falar sobre o profissional que se tornou. Então vá com atitude e vitalidade! Procure não se atrasar e aposte em roupas sóbrias e bem cuidadas. Ali é o seu momento! Ao final, se o recrutador explicar quais serão as próximas etapas do processo seletivo, comemore! Este é um forte indício que está no páreo.

 

*Anita Luzine é psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e Negócios e Diretora de Negócios e Inovação da A3 Consultoria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista compartilhar