A3 BLOG

Treinamentos na era digital

Publicado em 08/07/2019

A era digital é um caminho sem volta. Atualmente, mais da metade da população mundial está conectada à Internet (56%), segundo o relatório Global Digital 2019, da Hootsuite e We Are Social, um aumento de 9% se comparado com 2018. Já são mais de 4,39 bilhões de pessoas online, enquanto a população global é de aproximadamente 7,6 bilhões de seres humanos. No Brasil, a penetração da Internet é ainda maior, atingindo 70% da população.

Esse cenário explica as inúmeras mudanças vivenciadas nos relacionamentos e nos negócios. Hoje, quase tudo pode ser resolvido com apenas alguns cliques na tela do smartphone. O potencial das novas tecnologias é mesmo incomensurável e as empresas já entenderam isso. Em se tratando de capacitação de colaboradores, por exemplo, muitas já aderiram ao Ensino à Distância (EaD), que reduz custos e pode garantir mais agilidade, engajamento e eficiência.

Para o participante, as vantagens também são inúmeras. Isso porque as tecnologias digitais são acessíveis, instantâneas e podem ser utilizadas para aprender em qualquer lugar, horário e de múltiplas formas. Enfim, não existem barreiras geográficas ou de tempo. E, diante da oportunidade de desenvolver novas habilidades e melhorar os resultados, o colaborador se sente mais valorizado pela companhia, pois sabe que isso contribui para torná-lo cada vez mais competitivo no mercado de trabalho. 

O EaD Corporativo estimula a autoaprendizagem, fortalecendo o protagonismo do aluno do participante. Para tanto, utiliza recursos que vão muito além do vídeo. Para complementar a formação, é possível agregar ter acesso a textos de referência global em PDF, apresentações, podcasts, criar gerar fóruns de discussão e muitas outras ferramentas, inclusive games. Tudo isso centralizado na mesma plataforma e disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, com direito a avaliação de performance. Outra possibilidade é mesclar o ensino à distância com o presencial.

Entretanto, para que a capacitação à distância obtenha sucesso, é imprescindível que a consultoria de Recursos Humanos esteja alinhada com as expectativas da empresa. Inicialmente, é necessário definir os objetivos e princípios básicos da qualificação. O primeiro passo é traçar quais serão as metas e as melhorias esperadas. Também é importante decidir quem será o público-alvo, o conteúdo dos treinamentos cursos e se eles serão compulsórios ou facultativos.

Quer saber como o EaD pode ajudar a sua empresa? Agende uma visita com uma de nossas consultoras e conheça a A3 Digital. Utilizamos técnicas interativas, inovadoras e digitais que unem conhecimento, análise e prática para fortalecer uma cultura de execução, inovação e melhoria contínua. Os treinamentos são desenvolvidos de forma personalizada para públicos que vão desde estagiários até executivos, envolvendo temas como visão estratégica, foco em resultados, liderança, tomada de decisão e carreira. 

*Anita Luzine é psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e Negócios e diretora de Operações da A3 Consultoria





 

treinamentos compartilhar