img-blog-single

Construir uma carreira sustentável requer pensar particularidades, incluindo as suas potencialidades e objetivos a serem concretizados. Uma análise integral que contempla as especificidades do seu interno e externo pode ser uma possibilidade.

A máxima socrática “conhece-te a ti mesmo” pode ter muitas interpretações, mas, para nós, ela implica no autoconhecimento das nossas possibilidades e necessidades com uma análise coerente entre expectativa e realidade.

Na busca por aprimorar habilidades e melhorar a produtividade, nos deparamos com um grande desafio: nós mesmos. A ideia de superar a si e conquistar melhores resultados é atravessada pela necessidade de observarmos, primeiro, quais são os nossos pontos fortes e de melhoria.

Os pontos fortes são os seus aspectos que já são bem desenvolvidos e praticados. Para listá-los, você pode-se perguntar:

• Quais são os meus talentos?

• Quais são os meus diferenciais?

• O que eu faço e me ajuda a conquistar meus objetivos?

Já os pontos de melhoria são aqueles aspectos que te limitam de alguma forma, não deixando que seu potencial seja utilizado em sua magnitude. Uma forma de conhecê-los (ou destacá-los) é questionando-se:

• Quais ações me impedem de obter êxito na minha função?

• Meus pensamentos e emoções têm sabotado minhas ações? Quais seriam eles?

Tanto ospontos fortes quanto os de melhoria são aspectos dos quais temos controle. Ou seja, nossas habilidades têm mais a ver com as nossas vivências, e o que desenvolvemos com elas, do que com fatores externos a nós. É por isso que o questionamento deste artigo é relevante, uma vez que existe sempre a possibilidade de mudança.

Se você já percebeu seus pontos fortes e os de melhoria, saiba que já passou por uma etapa muito difícil. Esse é o início da construção de um percurso mais estratégico nas suas decisões. Sabendo disso, então, conseguirá decidir qual estilo de aprimoramento nos concederá mais vantagens? Não necessariamente, mas uma ferramenta pode mostrar um possível caminho.

Análise SWOT – análise de cenário para o aprimoramento

A análise S.W.O.T. (ou F.O.F.A., como preferir) é uma ferramenta comumente utilizada para empresas, mas, nesse caso, pode nos fornecer uma ideia para respondermos ao questionamento deste artigo.

Esta ferramenta proporciona um levantamento e análise acerca de alguns fatores: Strenghts (forças); Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Cabe destacar que quanto mais informações suas forem obtidas neste levantamento, maior a probabilidade de assertividade na análise do que será mais estratégico: potencializar os pontos fortes ou minimizar os pontos de melhoria.

As oportunidades e ameaças se referem a acontecimentos externos. Por exemplo, as oportunidades são as chances reais de alcançar seus objetivos:

• Quais são as oportunidades existentes ao meu redor?

Já as ameaças são os empecilhos que te impedem de alcançá-los:

• Quais dificuldades enfrentei nos últimos três meses que me impediram de conquistar meu objetivo?

O que isso significa? Além de identificar os pontos fortes e de melhoria, também devemos identificar aquilo que nos é solicitado tanto nas situações do trabalho quanto vida pessoal.  Algumas situações podem exigir de nós um aprimoramento de uma habilidade que já é bem desenvolvida. No entanto, pode ser que outras nos impulsionem a fortalecer habilidades que não estejam tão aprimoradas quanto poderiam.

• Quais habilidades são mais valorizadas hoje nos profissionais da minha área?

Os fatores Forças e Fraquezas da ferramenta permitem uma análise interna dos seus pontos fortes (forças) e de melhoria (fraquezas). Além disso, a ferramenta também contempla uma análise dos aspectos externos (oportunidades e ameaças) que estão presentes nas situações pessoais e profissionais pelas quais você vivencia.

Analisar os quatro fatores te proporciona uma visão mais completa e integral de si e direciona o seu processo de aprimoramento de maneira mais objetiva.

Estamos sempre em busca de aprimoramento

O ideal seria que alcançássemos a execução perfeita de todas as habilidades e competências, mas não vivemos o mundo ideal. A realidade é que somos humanos, e não robôs; temos nossas limitações e devemos trabalhar com elas.

O fato é que não existem fórmulas prontas para a conquista de resultados. Cada situação deve ser observada e analisada de acordo com a sua própria gama de exigências e necessidades. Sabendo disso, conseguiremos estabelecer quais ações devem ser mais efetivas e assertivas para o objetivo a ser alcançado.

É importante compreender que tanto os seus pontos fortes quanto os de melhoria podem e devem ser usados a seu favor para o seu crescimento e daqueles que estão ao seu redor. O primeiro passo é conhecê-los e as situações as quais podem te exigir um ou outro. Em seguida, analisar que também existem estratégias para alcançar tal feito. Os resultados são consequência de ações conscientes, intencionais e bem direcionadas.

Compartilhe:

RELACIONADOS