
Trabalho vai muito além das tarefas do dia a dia, ele é um fator crucial para nossa saúde mental, nossos vínculos e até nossa percepção de propósito. No entanto, é comum encontrarmos equipes sobrecarregadas, desmotivadas e emocionalmente exaustas. Diante disso, surge uma pergunta inevitável: como tornar o trabalho um espaço mais leve e significativo?
As atividades laborais ocupam boa parte das nossas vidas e essa relação extrapola as simples atividades rotineiras e se expande para um campo além: o bem-estar no ambiente do trabalho. É comum vermos situações semelhantes à da tirinha: colaboradores exaustos, um trabalho sem significado, desmotivação. Muitas pessoas estão literalmente sobrevivendo ao ambiente de trabalho. Então, como podemos analisar essas circunstâncias tão recorrentes? E mais, como podemos lidar com elas?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), somos seres biopsicossociais; isso quer dizer que a forma como vivemos é influenciada por fatores biológicos, por fatores psicológicos e por fatores sociais. Essas influências não são restritas à nossa vida pessoal, mas dizem respeito a tudo o que fazemos, incluindo o trabalho.
Entre 2019 e 2024, dados de diversos países – Austrália, Canadá, Índia, Japão, Brasil etc – foram analisados para obtenção do Relatório Global de Bem Estar no Trabalho, pela Indeed. Fatores como felicidade, satisfação, propósito e baixo estresse foram considerados como pivôs da construção desse bem-estar, impactando tanto o indivíduo, quanto a organização.
Segundo essas análises, existe um aumento na procura por empregos que garantam mais do que segurança, mas também ofereçam felicidade e realização; assim como existe uma crescente de empresas percebendo a importância do bem-estar dos colaboradores no aumento da produtividade e manutenção dos resultados a longo prazo.
Diante desse cenário, somos convidados a pensar em maneiras de construir espaços que ofereçam esse apoio a integralidade das pessoas, mas que também ofereçam retorno para as empresas. Nesse sentido, uma abordagem da Psicologia surge como uma forte aliada.
O que é Psicologia Positiva
A Psicologia positiva, desenvolvida por Martin Seligman, surgiu com o objetivo de destacar os aspectos positivos da experiência humana – aspectos esses que já foram mencionados aqui anteriormente – como a felicidade, além da resiliência e dos pontos fortes individuais. Pensando no ambiente de trabalho, ela surge como uma ferramenta que pode capacitar as pessoas com estratégias para enfrentar os desafios que aparecem, alinhar as expectativas com a realidade e cultivar otimismo mesmo em situações adversas.
Tendo em vista esses aspectos abordados, a aplicação dessa ciência no ambiente de trabalho pode implicar no aumento da produtividade, redução de rotatividade e absenteísmo, abertura para inovação e, claro, desenvolvimento e manutenção do bem-estar para todos.
Como aplicá-la na rotina
Dentro da abordagem Psicologia Positiva, existe uma modelo chamado PERMA. PERMA é uma sigla em inglês que resume os 5 principais componentes para desenvolver uma vida equilibrada de forma geral e que, por isso, também deve ser aplicado no local de trabalho. Os componentes são: emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e conquistas.
Emoções positivas
Vivenciar emoções como alegria, esperança, gratidão são muto relevantes para construir um local de bem-estar. Atitudes simples, que podem ser feitas por qualquer pessoa, podem auxiliar nessa construção, como: enviar um e-mail agradecendo a ajuda de alguém ou destacar essa ajuda durante uma reunião. Mas ela pode ser mais complexa também, ficando mais restrita a ações da empresa, como criar um programa de recompensas. Independentemente da complexidade, o ponto central desse componente é possibilitar que as pessoas vivam experiências onde o apreço por elas fica evidente.
Engajamento
O engajamento está muito relacionado a possibilidade de usar seus pontos fortes em atividades do trabalho. Essa ênfase nos pontos fortes ocasiona sensação de utilidade e abertura para melhoria continua, o que, segunda a psicologia positiva, conduz para um estado de felicidade também.
Portanto, é importante criar oportunidades para descobrir esses pontos fortes, caso eles não sejam tão claros. Tanto colaboradores, quanto empresas, podem investir em testes psicológicos, assessment, mentorias de acompanhamento, oportunidades de treinamento ou mesmo feedbacks.
Relacionamentos
As conexões estabelecidas dentro do ambiente de trabalho são muito valiosas para pensar o bem-estar das pessoas. Nossos cérebros consideram nossos relacionamentos não apenas como uma necessidade para sobrevivência, mas também como uma fonte de prazer. Por isso, sentir-se integrante de um grupo, no qual você é aceito e ouvido influencia na felicidade não apenas da pessoa, mas acaba contagiando aqueles ao seu redor.
Para isso, é importante investir tempo: momentos de confraternização, atividades de team Building, conversas entre um café e outro ou mesmo happy hours depois do expediente são ótima maneiras de desenvolver esses relacionamentos.
Significado
Entender o propósito do próprio trabalho é fundamental para a produtividade e satisfação. Propósito, significado, sentido são observados na relação entre suas atividades e no impacto das suas ações para algo maior, além do que meramente concluir algo e dar um check em uma lista.
Ter a clareza da importância do próprio trabalho para si ou para a empresa é um ponto inicial importante para desenvolver significado. É possível fazer isso buscando os resultados que foram alcançados e compreendendo como suas ações possibilitaram essa conquista. Outro ponto relevante é quando a empresa mostra esses resultados: um ótimo exemplo disso foi quando Adam Grant levou call centers, responsáveis por angariar doações para um fundo de bolsa universitária, para conhecer um dos beneficiários dessa bolsa. Enxergar o resultado final e o impacto disso gerou mais envolvimento e eles passaram a ficar mais engajados para as próximas ligações.
Conquistas
Definir e atingir metas são realizações muito importantes para o bem estar das pessoas. Isso aumenta o sentimento de satisfação, melhora a confiança e traz a sensação de sucesso. Estar em um ambiente que possibilite essa clareza das metas é o primeiro passo para atingir o componente das conquistas.
Para isso, é importante que cada pessoa possa definir metas individuais dentro do trabalho, idealmente incorporando o uso dos seus pontos fortes para o alcance delas. Por parte da organização, é importante uma orientação e alinhamento claro desses objetivos, considerando a estratégia maior da organização e da área.
O componente extra: Saúde Física
Alguns especialistas, adicionaram um componente extra na estrutura do PERMA. A saúde física é tida como muito importante para a manutenção do bem-estar (lembre-se do que falamos no início – somos seres biopsicossociais).
Estar em um ambiente que apoie uma alimentação saudável, práticas de exercícios físicos e um sono adequado é um fator inegociável para auxiliar nessa jornada. Da parte individual, é preciso aprender a se organizar, criar uma rotina que possibilite, dentro da sua realidade, um equilíbrio desses fatores. Enquanto organização, é importante desenvolver iniciativas que apoiem esses fatores, oferecendo condições, promovendo palestras de conscientização e cuidando para que atitudes simples como, por exemplo, do horário de trabalho seja cumprido dentro do intervalo proposto.
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A busca pelo equilíbrio das relações de trabalho com a vida pessoal está cada vez mais evidente e deve ser um trabalho de duas mãos: de cada pessoa e também da organização. Todos somos responsáveis por criar ambientes mais acolhedores e propícios ao crescimento, definindo limites claros e apoiando decisões mútuas.