Desenvolvimento está relacionado com aprendizado. Ambos estão interconectados no que diz respeito à condução da trajetória profissional. Com flexibilidade e energia, pode ser uma descoberta quase eterna e curiosa que sempre traz algo a ser aproveitado.
“Coração de estudante”
É possível estabelecer padrões de habilidades e comportamentos que promovam o desenvolvimento profissional. Mas isso precisa ser suficientemente experimentado ou vivenciado como um aprendizado que parte desse olhar para si e para o outro por meio dos seguintes níveis:
Nível 1
I. Autoconhecimento por meio de acompanhamento e métricas claras;
II.Análise dos modelos de aprendizado;
III.Identificação dos valores e propósitos norteadores;
IV.Aplicabilidade pelo exercício da autodisciplina, estabelecendo indicadores como marcos.
Nível 2
I. Conhecimento dos padrões que regem as relações do estar no mundo (ou na vida) e de como medem as probabilidades e realidades;
II. Estabelecer canais de feedbacks concretos, objetivos e construtivos;
III. Realização de cortes do que não promove o amadurecimento, exercendo o aprendizado com os erros e falhas;
IV. Alinhamento do autoconhecimento com a amplitude de perceber o outro. Como o ego pode atrapalhar a carreira e o desenvolvimento profissional? A sua relação consigo e com o outro pode ser a resposta.
Nível 3
I. Busca do conhecimento universal que rege o mundo e as pessoas, não como uma regra, mas como uma noção que extrapola o eu, o outro e vai em direção a nós;
II.Domínio das emoções como quem cuida do próprio estado de ser – e não de expectativas ou sonhos;
III.Atenção plena ao que importa.
À primeira vista, a introdução acima pode parecer complexa. Quando você se permite aprofundar em cada item, será mais fácil compreender a relação deles com o desenvolvimento profissional, assim como os primeiros passos para realizá-lo.
Os primeiros passos para o desenvolvimento profissional estão relacionados a sabermos administrar (controlar) nossos pensamentos e emoções e fazer disso uma soma de fases como uma experiência única e complexa.
As competências precisam expressar, de forma amadurecida, a intensidade e a profundidade das emoções, promovendo uma junção do “pensar e analisar” com o “sentir”, possibilitando, assim, uma ação mais voltada para a transformação. Se somos responsáveis por nossa carreira, por que com as emoções seria diferente?
Vamos À PRÁTICA
As informações a seguir servem de roteiro, ou seja, não devem ser decoradas como uma tabuada ou encaradas como verdade universal e imutável. Vale lembrar da canção “Coração de Estudante”, de Milton Nascimento, que traz a personalização de quem o vive.
A. Por onde começar:
I. Autoconhecimento;
II. Conhecimento do negócio (ou negócios) onde está inserido;
III. Responsabilizar-se e posicionar-se;
IV. Clareza da carreira;
V. Atitude proativa;
VI. Flexibilidade e visão sistêmica;
VII. Produtividade com conhecimento multidisciplinar;
VIII. Criatividade e inovação.
B. Por onde navegar
I. Objetividade;
II. Planejamento;
III. Propósito e significado;
IV. Relacionamento interpessoal.
C. Algumas perguntas para se fazer:
I. Quais são minhas forças e fraquezas?
II. Quais os impactos do que realizo?
III. Quais informações do planejamento me mostram os caminhos a seguir e os que devem ser modificados?
IV. Sou substituível? Se sim, quais são as novas possibilidades?
“Ninguém sabe que estou aqui”
O filme chileno “Ninguém sabe que estou aqui” (Netflix, 2020) nos revela como uma carreira pode se tornar um roteiro em desenvolvimento. O longa narra a história de Memo, um homem simples, acomodado e calado por traumas de uma infância conturbada e abusiva.
Morando com seu tio numa pequena fazenda, ele esconde do mundo exterior a voz que um dia o levou a sonhar com uma vida diferente. Mas a aparição inesperada de Marta muda tudo para sempre e Memo se vê obrigado a encarar o incidente confuso que destruiu sua carreira.
A situação vivenciada na infância fez com que Memo se tornasse uma pessoa triste, frustrada e que se escondia para viver suas fantasias (ir para a floresta e se imaginar cantando e performando). Evidenciava um comportamento mais reservado, calado e de pouca interação. Com Marta a tratativa não foi diferente, Memo a ignorava, pouco conversava e interagia.
Em uma das conversas o protagonista evidenciou um comportamento mais agressivo que fez com que Marta fosse embora. Ao vê-la saindo, Memo cantou sua música para que ela retornasse. Com a proximidade entre eles, Memo grava uma de suas músicas da infância no celular de Marta e acaba revelando o seu segredo. Sua gravação acaba sendo divulgada nas mídias e então os jornalistas começam a vigiá-lo…
A história de Memo demonstra que uma mudança traumática na infância influenciou toda a trajetória de vida do personagem. Percebe-se que 25 anos se passaram para que Memo tivesse a oportunidade de enfrentar a situação adversa novamente.
Assim como aconteceu com Nemo, o caos pode ser crucial para a vida profissional, já que nos convida a buscar novas ideias, saindo assim da “zona de conforto” ou equilíbrio. Entretanto, é necessário ter maturidade para lidar com o senso de urgência e as frustrações, pois nem todas as ideias irão funcionar.
Para você refletir:
• De que forma posso ser agente e transformador da mudança?
• Como posso incluir outras pessoas no meu processo de mudança para diminuir o tempo de reação à adversidade?
• O meu posicionamento gera soluções para o cenário adverso?
A narrativa traz uma válida reflexão sobre como transformar ou ressignificar situações que fogem do nosso controle. Adversidades, como é o caso da pandemia, exigem readaptações, pois nem sempre é possível encaixar novas conjunturas a uma realidade conhecida.
A inquietação constante e a vontade de aprendizado, percebendo e passando por todo processo como um estudante sedento por aprender e viver, é uma boa forma de começar a se desenvolver. O inconformismo para o desenvolvimento profissional próprio e do mundo trará essas perspectivas fundamentais para qualquer início.
Quando se trata de desenvolvimento profissional, o primeiro passo é o autoconhecimento. É iniciar de onde está com a consciência de que cada novo movimento exige maior atenção que o habitual. Ao desenvolver conhecimentos e habilidades, esteja aberto a novas possibilidades e descobertas para a sua carreira. Lembre-se: oportunidade sempre aparece em forma de desafio.