Blog Gestão do tempo e Carreira

Como você tem feito para gerenciar seu tempo associado aos seus objetivos de carreira?  

Quando paramos para traçar nossas metas e planejar caminhos para a realização dos nossos sonhos, ou até mesmo pensar no nosso futuro, estamos fazendo um plano pessoal.  No âmbito profissional, não é muito diferente.

gestão da carreira envolve planejar as metas e avaliar a si mesmo, pensar no que se deseja alcançar dentro do ambiente de trabalho, onde quer chegar, no que deseja trabalhar e também olhar para si e aprofundar naquilo que tem mais facilidade em colocar em

prática, avaliar os pontos negativos e positivos, trabalhando sempre o aprendizado e melhoria contínua.

É fundamental que você busque um alinhamento entre seus valores pessoais e os do caminho de carreira que escolheu.

Contudo, na agitação da vida cotidiana, é difícil não se sentir sobrecarregado com desafios complexos para atingir esses objetivos pessoais e profissionais:

• Nem sempre paramos para refletir ou planejar sobre isso;

• Assumimos compromissos diversos que, podem nos deixar em uma condição de improdutividade e mal-estar;

• Somos bombardeados por distrações, mudanças repentinas de planos e procrastinação;

• E ainda é comum nos sentirmos frustrados, porque queremos ter mais horas no dia para ocupar nossos vários papéis, como profissional, pai (mãe), filho(a), esposa(o), amigo(a), voluntária(o), esportista, entre outros.

Afinal, quem não quer ter a vida organizada e focada naquilo que realmente lhe traz felicidade e equilíbrio?

Gerir o tempo está ligado à capacidade de fazer escolhas e, por isso, é um grande desafio. Envolve decidir entre o que fazer e o que não fazer com o seu tempo. E cada decisão vai transformando quem você é.

Quanto mais você entender sobre o tema, mais conseguirá uma construção clara e consciente dos seus objetivos, da sua carreira, do seu futuro. E isso começa com aquilo que você decide fazer no agora.

Autoconhecimento e Protagonismo: fatores primordiais que impactam tanto na sua gestão do tempo quanto no seu plano de carreira

Entende-se autoconhecimento como a consciência de si e dos seus comportamentos. Não é, necessariamente, um jeito de buscar algo no interior, assim como também não é exatamente um caminho percorrido para atingir as profundezas do ser. É o conhecimento acerca do próprio comportamento.

Quando o indivíduo se torna consciente de seus comportamentos, e talvez também dos fatores que o determinam, surgem diversas vantagens, como fazer escolhas mais assertivas, possibilidade de autocontrole e a perspectiva de modificar o seu próprio comportamento para melhor.

Autoconhecimento também é diferente de protagonismo. Autoconhecimento é conhecer a si e, claro, tem ações relacionadas para elevar o seu nível de conhecimento dos seus comportamentos.

Protagonismo é se colocar no centro da ação, se ver como o principal sujeito que pode atuar, ativamente, no seu meio. É sobre seus objetivos e onde você gostaria de chegar.

Resumindo, o autoconhecimento precisa ser um exercício contínuo para que você possa reconhecer os seus comportamentos, que potencializam ou atrapalham sua gestão do tempo, para assim realizar ações mais conscientes, consistentes e focadas nos seus objetivos.

Lembrete para a sua gestão do tempo e carreira: você não terá o comportamento mais assertivo em todas as situações. O ideal é que continue reconhecendo os seus pontos de oportunidade, aceitando-se nesses momentos de desvio e continuando a se expor a situações que possam te fazer praticar.

Você já se perguntou quanto vale o seu tempo?

Essa é uma das perguntas mais esclarecedores acerca das suas prioridades.

Quando a gente fala sobre “VALOR”, queremos nos referir ao:

• Valor monetário, literal – preço;

• Valor perceptual, ou seja, todas as outras variáveis, como: qualidade de vida, esforço, tempo de qualidade com quem é realmente importante, entre outros.

A junção desses dois pontos pode esclarecer melhor acerca da sua relação com o tempo.

Você já calculou qual é o valor da sua hora? Para isso, você precisa dividir o valor que recebe pela quantidade de horas que trabalha por mês. Faça esse cálculo para ver quanto a sua hora está valendo.

Agora, se faça outra pergunta: Quanto você estaria disposto a pagar para comprar de volta uma hora da sua vida?

As respostas dessas duas perguntas precisam estar alinhadas ao seu valor perceptual.

Você valoriza o seu tempo de forma justa? Pode ser que você nunca tenha pensado sobre, ou pode ser que já; mas isso demonstra a importância do autoconhecimento e da autovalorização, como um impulso a mais para melhorar sua gestão de tempo e, por consequência, conquistar seus objetivos de carreira.

Não se pode generalizar as circunstâncias da vida, porque todo mundo tem suas próprias questões e conhece a própria realidade. Mas dentro das suas possibilidades, saiba reconhecer o valor do seu tempo. Você deve ser sempre a primeira pessoa a valorizar o que é importante para você.

Tempo: Energia e Atenção

No senso comum, o gerenciamento de tempo parte de um pressuposto de apenas organizar suas atividades e planejar o seu dia com base no relógio e no calendário.

Contudo, ao adentrarmos a fundo nesse conceito, é possível observar que há diversas variáveis que se relacionam com o tempo. Algumas delas são a sua energia e atenção.

gerenciamento do tempo em uma tarefa pode ser determinado pela energia e atenção empregadas nela.

O tempo sempre continuará correndo na mesma velocidade para todos os indivíduos, o que realmente oscila é a quantidade de energia e atenção que você possui para cumprir suas atividades em determinado tempo.

Conseguir gerenciar seu tempo e ser produtivo, em plenitude, se torna possível depois que você entende quanta energia e foco você terá ao longo do dia, definindo então o que você deseja realizar nesse período.

Se o tempo não é algo controlável, a diferença está em como você o administra. Tudo depende do que você faz com o tempo que possui. Isso significa que quanto mais você se conhece e identifica seus estados de atenção, maior será sua capacidade de se concentrar nos afazeres do seu dia a dia de forma eficaz.

Se a energia é o combustível que lhe move diante das ocupações diárias e algo que você naturalmente produz e perde, é possível aprender a gerenciá-la:

• Como você está se alimentando ao decorrer deste dia?

• Hoje você já tomou quantos copos de água?

• Qual foi a qualidade do seu último sono?

• Você praticou algum exercício hoje?

Alimentação, bebidas, descanso e exercícios são o quarteto da sua energia. Esses fatores mostram que é possível compreender as suas fontes de energia, analisar como está tirando proveito delas e perceber como está realizando esses hábitos no dia a dia, para realizar mudanças visando produtividade e uma gestão do tempo mais inteligente.

• Ao controlar para onde sua atenção é destinada, você estará indiretamente gerenciando o tempo que destina a determinadas atividades;

• Ao entender os fatores que podem afetar sua energia, você estará indiretamente gerenciando o tempo que destina a determinadas atividades.

Algumas questões que podem ampliar ainda mais a sua análise de como você está gerindo o seu tempo:

• Como você organiza e prioriza suas atividades?

• Como planeja o dia seguinte?

• Com qual frequência você diz “não” a compromissos que não estão relacionados com o seu objetivo?

• Quais atividades, que não precisam ser feitas diretamente por você, você tem delegado? Com qual frequência?

• Você tem desenvolvido a sua habilidade de negociação?

Deixar as distrações de lado, elencar as prioridades relacionadas com o seu objetivo, renunciar a algumas coisas em prol de fazer aquilo que realmente importa, são formas de ganhar tempo. Um cronograma de ações e metas bem estruturado também é outro exemplo capaz de trazer esse benefício, além de lhe ajudar a otimizar ou recuperar o tempo perdido.

Buscar aprimoramento com especialistas, mentores ou empresas especializadas também pode ser um caminho estratégico para aprimorar o seu autoconhecimento, fator primordial que impacta tanto na sua gestão do tempo quanto no seu plano de carreira. Com esses tipos de serviços, você pode aprimorar a sua análise sobre os seus pontos fortes, desempenho, metas e plano de carreira.

É possível perceber, então, que gerir o tempo não é uma tarefa simples, porque envolve os seus objetivos de vida e referenciais de sucesso e qualidade de vida. Mas há possibilidades para você acelerar o aprimoramento dessa competência, desde que você as personalize de acordo com o seu momento, sua realidade, sua rotina.

Quando se consegue gerenciar o seu tempo, torna-se mais fácil gerir sua carreira, pois ambos devem seguir em paralelo para que haja uma evolução. Essa combinação de fatores te coloca mais próximo de alcançar os objetivos almejados na vida, tanto profissional como pessoal, aproveitando melhor o seu tempo, e compreendendo os próximos passos a serem seguidos.

Conteúdo exclusivo do nosso treinamento digital Gestão do tempo e Produtividade que compartilha estratégias de gerenciamento do tempo para diminuir o seu estresse diário e aumentar sua produtividade de forma saudável.

Compartilhe:

RELACIONADOS