Liderança Desenvolvimento e Resultado

Um dos temas mais trabalhados nas organizações é a liderança e o papel que o líder deve desenvolver diante de sua equipe para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Sobre isso, analise o case de Laura.

Laura é gerente comercial de uma empresa no segmento de shopping há dois anos e sempre apresentou resultados satisfatórios. Porém, há três meses, tem apresentado declínio nesses resultados.

Numa pesquisa de clima realizada, sua equipe relatou que tem se sentido desmotivada e desvalorizada por sua líder. Como exemplo, eles trouxeram a falta de suporte para cumprimento das tarefas e informaram que, no momento em que Laura verifica o andamento da atividade, se apega a detalhes técnicos e numéricos, apropriando-se da realização do trabalho, e não orienta a sua equipe quanto à forma correta de execução.

Em conversa com a Laura sobre sua rotina de trabalho, ela menciona a falta de tempo para estar presente e desenvolver as pessoas, sendo que o importante é cumprir com os prazos e garantir a qualidade da área comercial.

O que o líder precisa considerar na sua equipe?

É evidente o quanto Laura se preocupa com o resultado da área, porém sua equipe necessita de maior envolvimento nos trabalhos.

O líder pode correr o risco de se posicionar de forma objetiva, evitando se basear em sentimentos e valores de sua equipe durante a tomada de decisões. Esse comportamento pode causar impacto na imagem das empresas, resultando em baixa produtividade e perda na lucratividade.

  • Como Laura pode conciliar o resultado satisfatório com o desenvolvimento de sua equipe?

Para que Laura alcance eficácia no desenvolvimento e entrega do trabalho de sua equipe, o seu foco deve ser ampliado. Ela deve buscar além do aprimoramento técnico das atividades realizadas e desenvolver uma abordagem que valorize o potencial humano e os resultados.

Para isso, é importante analisar alguns riscos:

  • Não considerar os valores individuais da sua equipe de trabalho, implicando restrições quanto ao fato de considerar o grupo como fonte para o processo de tomada de decisões.
  • Julgar seus subordinados, as situações e os fatos, a partir da lógica e análise objetiva, evitando a tomada de decisões baseadas em sentimentos e valores dos envolvidos.

Tais posturas geram resultados incompatíveis com relação às expectativas organizacionais, como:

  • baixa produtividade;
  • padrão de qualidade não adequado;
  • desajustamento e inadaptações dos indivíduos e grupos nos respectivos postos de trabalho;
  • e, consequentemente, para a empresa, perda da lucratividade e imagem frente ao mercado.

Faz-se então necessário que o líder aprenda a repensar sua conduta em termos dos impactos no comportamento de sua equipe. Para isso, é necessário, além do aprimoramento estritamente técnico, o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais.

O desenvolvimento organizacional precisa assumir caráter estratégico, o que implica na captação, fixação e desenvolvimento das equipes, com finalidade de valorização profissional, fortalecendo as relações interpessoais a partir da autonomia e responsabilidade.

A liderança centrada no indivíduo é um dos estilos necessários para essa efetiva administração empresarial.

O paradoxo no qual muitas vezes o líder se encontra está justamente assentado na necessidade de atuar como mediador entre atender as necessidades da organização e mobilizar a equipe, estimulando-a e proporcionando condições facilitadoras para o alcance de suas expectativas e necessidades. O desenvolvimento da liderança é um caminho efetivo para lidar de forma sustentável e profissional com esse paradoxo,

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PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI) PARA LÍDERES E EQUIPES: Utilizamos as principais necessidades, sejam do negócio, função/cargo e carreira, a realidade e objetivos a serem atingidos para indicarmos o plano de ação individual que permite a transposição do desenvolvimento para a prática.

 

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